Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > O Evento
Início do conteúdo da página

Apresentação

Última atualização em Quinta, 25 de Janeiro de 2024, 17h37 | Acessos: 197

Diante das novas perspectivas e contextos da extensão, as Instituições de Ensino Superior foram convidadas a aprimorar suas proposições para intervir sobre as demandas sociais e estabelecer diálogos construtivos e transformadores com os demais setores da sociedade brasileira, respeitando a cultura e os conhecimentos locais e regionais das populações.

Com o avanço da inserção da extensão nos currículos está acontecendo uma mudança paradigmática no modelo de educação superior vigente, bem como se tem fortalecido sua aproximação com a realidade e com as diversidades de saberes, com a disseminação de conhecimentos científicos, culturais, tecnológicos e inovadores. A participação dos estudantes, em  ações de extensão, tem papel preponderante em sua permanência nas instituições de ensino, como também em seu sucesso acadêmico.

Sabe-se que a Arte e Cultura são norteadas pela diretriz da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, por meio da interação e da dialogicidade social e comunitária, fomentando a economia criativa, promovendo ações de cidadania, democratizando o acesso e a fruição de diversificado patrimônio cultural. No ano de 2023, através do Programa Arte e Cultura da FUNARTE, a UFCG lançou uma proposta para o fortalecimento das atividades artísticas, educativas e de fomento relacionadas à música, às artes visuais e manuais, bem como ao audiovisual, visando a formação de profissionais, contribuindo para o fortalecimento da cadeia produtiva artística na região.

Com o tema "Extensão Universitária, Arte e Cultura: desafios e caminhos possíveis para indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão", definido para o XVII Encontro de Extensão Universitária da UFCG, pretende-se dialogar com a comunidade acadêmica sobre os conhecimentos que estão sendo construídos e os desafios enfrentados na extensão brasileira e o selos que a arte a cultura estão fazendo para seu desenvolvimento.

Ainda na perspectiva da dialogicidade, o XVII ENEX promoverá trocas de experiências com a apresentação das ações de extensão desenvolvidas, no âmbito da UFCG, no ano de 2023.

Público-Alvo

O evento é destinado a apresentação, divulgação e avaliação dos trabalhos desenvolvidos pelos extensionistas docentes, técnicos-administrativos, estudantes, colaboradores e as comunidades participantes dos programas e/ou projetos aprovados nos Editais PROBEX, PROBEX EBT, Programa de Arte e Cultura - FUNARTE,  além das atividades de extensão aprovadas e realizadas no FLUEX e no âmbito das Unidades Acadêmicas, no ano de 2023.

Realização

realizacao

Fim do conteúdo da página