Campina Grande

Campina Grande, situada no agreste paraibano, entre o litoral e o sertão, a uma altitude de 552 metros acima do nível do mar o que garante temperaturas mais amenas durante todo o ano. As temperaturas máximas são de 30 °C nos dias mais quentes de verão e 20 °C em dias de inverno.

A cidade possui uma agenda cultural variada, destacando-se os festejos de São João, que acontecem durante todo o mês de junho (chamado de "O Maior São João do Mundo"), o Festival Internacional de Música de Campina Grande e o Festival de Inverno, no mês de julho.

Para obter informações atualizadas sobre Companhias de Transporte Aéreo que atuam em Campina Grande, João Pessoa-PB e Recife-PE acesse a ferramenta da INFRAERO para consulta de Vôos On Line - Clique aqui.

Informações Adicionais:

João Pessoa - Campina Grande (De carro 132 km – aprox. 1 hora 40 minutos)
Recife - Campina Grande (De carro 189 km – aprox. 2 horas 33 minutos)

 

Turismo

  • Pioneiros da Borborema
    Pioneiros da Borborema

    O monumento é constituído de três figuras representativas: o índio, a catadora de algodão e o tropeiro. O índio representa a origem primitiva da cidade e sua força de luta. A catadora de algodão representa a força da mulher e o acentuado desenvolvimento industrial da cidade gerado pelo ciclo algodoeiro. O tropeiro personifica o comércio e a resistência do povo campinense. O monumento tem sua frente em direção ao nascer do sol, demonstrando o progresso e a esperança com o futuro.

  • Parque Evaldo Cruz - Açude Novo
    Parque Evaldo Cruz - Açude Novo

    O antigo Açude Novo foi construído no ano de 1830 com o objetivo de abastecer a população de água por conta da seca na época. Atualmente trata-se de um parque com muitos bancos e árvores, assim como pequenos restaurantes que ficam em volta de uma fonte. Um grande Obelisco (representando o marco zero) se encontra no centro do parque.

  • Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro
    Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro

    O Açude Velho foi o primeiro açude que Campina Grande já teve. Foi construído por causa da seca que o Nordeste enfrentou de 1824 a 1828. Existem dois monumentos próximos ao Açude Velho, os Pioneiros da Borborema e as estátuas de Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga.

  • Museu do Algodão - Maria Fumaça
    Museu do Algodão - Maria Fumaça

    O Museu do Algodão situa-se na Antiga Estação Ferroviária de Campina Grande. O prédio foi construído no início do século XX. O turista que visitar o Museu do Algodão irá conhecer também o Memorial do Trem, Ciclo do Algodão e a Galeria de Artes Isaías do Ó.

  • Sítio Arqueológico do Ingá
    Sítio Arqueológico do Ingá

    A Pedra do Ingá é atualmente um dos monumentos arqueológicos mais significativos do mundo, situada no município de Ingá no interior da Paraíba. Além de ser um dos mais belos e até pode ser nomeado intrigante e interessante.

  • Sítio Arqueológico do Ingá
    Sítio Arqueológico do Ingá

    Trata-se de um conjunto de pedras, onde há inscrições, cujas traduções são desconhecidas. Têm sido apontadas diversas origens, e há quem defenda origem extraterrestre.

  • Lajedo Pai Mateus
    Lajedo Pai Mateus

    Cenário Natural para produções de época (ROLIÚDI NORDESTINA), foi palco para o premiado filme São Jerônimo, de Júlio Bressane e a minissérie Auto da Compadecida, da Rede Globo de Televisão, A Pedra do Reino e Tristão e Isolda.

  • Lajedo Pai Mateus
    Lajedo Pai Mateus

    Em 1998 recebeu do Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo e Instituto Brasileiro de Turismo - EMBRATUR, o selo de Município Prioritário para o Desenvolvimento do Turismo por um dos mais notáveis conjuntos arqueológicos das Américas, que atualmente é objeto de pesquisas por especialistas do Brasil e do exterior, por sua linda paisagem e ponto de equilíbrio energético.

  • Museu de Arte Popular da Paraíba
    Museu de Arte Popular da Paraíba

    Inaugurado no dia 13 de dezembro de 2012, o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), também conhecido como Museu dos Três Pandeiros, localizado às margens do Açude Velho. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o museu.
    Quando estiver em funcionamento, o museu vai acolher trabalhos dos mais talentosos artistas paraibanos, como Sivuca, Jackson do Pandeiro, Marinês, Elba Ramalho, entre outros.

  • Artesanato Paraibano
    Artesanato Paraibano

    A Paraíba é rica em seu artesanato, utilizando-se como matéria o barro, a madeira, o couro e o algodão, artesões produzem verdadeiras obras primas, representativo de suas tradições e a sua vida cotidiana de povo forte e trabalhador. Carrinhos e bonecas de madeira e de pano para as crianças, ótimos para presentear ou guardar como recordação.

  • Museu de Arte Assis Chateaubriand
    Museu de Arte Assis Chateaubriand

    Museu Assis Chateaubriand da Universidade Estadual da Paraíba foi inaugurado no dia 5 junho de 2012. O museu possui uma exposição permanente com a sua mostra original de inauguração Brasil: do XIX ao XX.