Página inicial > O que é? > Sobre o evento > XVI Encontro de Extensão Universitária da UFCG

XVI Encontro de Extensão Universitária da UFCG

Publicado: Sexta, 03 de Janeiro de 2020, 12h55 | Última atualização em Quinta, 25 de Janeiro de 2024, 16h42 | Acessos: 1530

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão, através da Coordenação Geral de Extensão, convoca professores e técnicos-administrativos de nível superior e alunos a participarem do XVI Encontro de Extensão Universitária da UFCG (XVI ENEX), a ser realizado no período de 06 a 08 de março de 2023, Centro de Formação de Professores da UFCG, Campus Cajazeiras.

Com as novas perspectivas e contextos da extensão, as Instituições de Ensino Superior foram convidadas a aprimorar suas proposições para intervir sobre as demandas sociais e estabelecer de diálogos construtivos e transformadores com os demais setores da sociedade brasileira, respeitando a cultura e os conhecimentos locais e regionais das populações.

Sabe-se que com o avanço da inserção da extensão nos currículos está acontecendo uma mudança paradigmática no modelo de educação superior vigente, bem como se tem fortalecido sua aproximação com a realidade e com as diversidades de saberes, com a disseminação de conhecimentos científicos, culturais, tecnológicos e inovadores. A participação dos estudantes, em ações de extensão, tem papel preponderante em sua permanência nas instituições de ensino, como também em seu sucesso acadêmico.

Com o tema “Os desafios da extensão brasileira frente à curricularização e às mudanças paradigmáticas”, definido para o XVI Encontro de Extensão Universitária da UFCG, pretende-se dialogar com a comunidade acadêmica sobre os conhecimentos que estão sendo construídos e os desafios enfrentados com a inserção da extensão nos projetos políticos pedagógicos dos cursos de graduação.

Ainda na perspectiva da dialogicidade, o XVI ENEX promoverá trocas de experiências com a apresentação das ações de extensão desenvolvidas no âmbito da UFCG no ano de 2022.

Centro de Formação de Professores - UFCG/Campus Cajazeiras - Foto: Reprodução/Google Maps