X Encontro de Extensão Universitária da UFCG: Encontro de Saberes e Formação Cidadã.
Imprimir

“A área de extensão vai ter no futuro próximo um significado muito especial. No momento em que o capitalismo global pretende funcionalizar a universidade e, de facto, transformá-la numa vasta agência de extensão ao seu serviço, a reforma da universidade deve conferir uma nova centralidade às actividades de extensão (com implicações no curriculum e nas carreiras dos docentes”. Santos (2005, p. 73)

Com base nessa afirmação de Boaventura de Souza Santos, pretendemos refletir sobre as ações de Extensão, desenvolvidas na UFCG, em 2016, durante o X Encontro de Extensão Universitária da UFCG – X ENEX, que terá como tema: ENCONTRO DE SABERES E FORMAÇÃO CIDADÃ.

Este ano, teremos dois encontros. O primeiro será realizado em cada Centro, individualmente, com apresentação de Rodas de Conversa e o segundo será realizado durante o mês de dezembro, em um dos Centros, como vem acontecendo nos últimos anos, para apresentação dos Projetos e Programas desenvolvidos na vigência 2017 do PROBEX e de outros Programas de Extensão da UFCG. Essa estratégia tem sido bastante aceita pela comunidade universitária da nossa instituição, envolvida com as ações de extensão, uma vez que possibilita a todos conhecerem os diversos campi da UFCG, espalhados pelo nosso Estado.

O X ENEX representa o momento essencial para pensarmos a extensão, enquanto função social da universidade, como uma atividade essencial para a formação acadêmica e elevação da qualidade do ensino superior na nossa região, no que diz respeito à produção e divulgação do conhecimento científico.

Durante o evento, discutiremos, também, sobre a Meta 12, do Plano Nacional de Educação – PNE, que estabelece um percentual de créditos a serem implementados nos currículos acadêmicos, a partir das ações de extensão desenvolvidas pelos alunos.

Essa flexibilização curricular permitirá ao aluno uma formação ampla, uma vez que não ficará restrito a uma área disciplinar, mas estará aberto a outras áreas, para além da carreira que deseja cursar.
Assim sendo, trabalhar os currículos nessa direção apontada pelo documento, pode ser uma boa estratégia para se traçar o perfil do profissional que se deseja formar, entendendo-se que essas medidas levam tempo para se consolidar.

A Coordenação Geral de Extensão, da UFCG, convida a todos a participarem das discussões e conhecerem os resultados dos Programas e Projetos de extensão, desenvolvidos durante o ano de 2016.


Profa. Nadege da Silva Dantas
Coord. Geral de Extensão - PROPEX
Coord. Geral do X ENEX

Última atualização em Seg, 20 de Março de 2017 16:22